Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Gripe Suína e a Internet

Já era esperado: terabytes de informação sobre gripe suína se alastram pela Internet. Um bom termômetro é a Wikipedia: esta semana, a página sobre o tema na enciclopédia colaborativa foi atualizada centenas de vezes como forma de atender as demandas crescentes dos internautas.

No Facebook, o número de grupos de discussão criados para tratar do tema “swine flu” (nome em inglês da doença) saltou de 100 para 500 em poucos dias. Os três maiores deles são formados por cerca de 10 mil membros, segundo interessante nota publicada no blog da Nielsen.

O mesmo blog informa que o tema “swine flu”  foi alvo de mais de  10.000 tweets por hora no início desta semana (aliás, agora mesmo, está no topo da lista dos  “Trend Topics”)

É claro que parte da balbúrdia tem ajudado a criar um clima alarmista e muitos internautas desinformados ajudam a replicar notícias falsas sobre a doença. No entanto, é bom lembrar que as discussões refletem uma preocupação fundamentada em torno do Influenza A.

Além disso, é possível dizer que, em muitos casos, a Internet tem sido aliada estratégica no combate à pandemia. Basta ler os blogs que divulgam  dicas (de fontes confiáveis) sobre como evitar o contágio. O Google, por sua vez, criou esta semana um sistema para rastrear a gripe suína no México, baseado na ferramenta de rastreamento de gripe lançada no ano passado, segundo a Reuters. O sistema já é usado pelos Centros de Controle e Prevenção de Epidemias dos EUA, para descobrir onde estão os pontos de foco da doença. Leia mais sobre a ferramenta.

Anúncios

maio 1, 2009 - Posted by | Outros alvos | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: