Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Mendoza: na terra dos Bacos do deserto

Na van, a guia – uma estudante de filosofia argentino-gaulesa, informa aos turistas presentes: em Mendoza, a ordem agora e trocar quantidade por qualidade. E ela tem razao. A regiao vem ganhando rapidamente os aplausos de consumidores e conhecedores de vinho mundo afora por obedecer a nova filosofia das melhores vinicolas mundiais.

No seculo XIX, com a chegada dos imigrantes europeus, a producao de vinhos era realizada em grande escala. A partir dos anos 90, principalmente em razao da crise interna que assolou o pais,  essas empresas familiares passaram a investir no mercado externo. Para isso, apostaram na qualidade de seus produtos.  A crise tambem tornou a regiao um copo cheio para os investidores estrangeiros, que compraram  bodegas tradicionais e construiram modernas instalacoes.

Mendoza e uma cidade localizada no meio do deserto e um sistema de irrigacao mantem a cidade suficientemente arborizada e agradavel. A vida noturna e agitada, os restaurantes sao tentandores e, claro, a oferta de vinho bom e barato (se comparado ao Brasil) e simplesmente irresistivel. Um vinho medio (para os padroes locais) sai por volta de R$ 30. E que vinho!

E dificil nao ficar levemente embriagado por ali. Em um tour pela agencia Ampora (o mesmo do inicio do post), voce pode visitar tres bodegas (vinicolas) da regiao de Lujan de Cuyo: Finca Decero, Los Chacras, Benegas. E possivel conhecer instalacoes mais modernas (Decero) e mais tradicionais (Chacras e Benegas) e degustar algumas de suas melhores producoes. O almoco e servido em um restaurante local onde o prato principal e, obviamente, o vinho. Sao servidas seis tacas, uma para cada entrada ou prato.

Na terra de Piazolla e dos Bacos do deserto, o que poderia ser mais promissor para 2009…

Anúncios

janeiro 8, 2009 - Posted by | Na Argentina | , , , , , , , ,

3 Comentários »

  1. De uma maneira geral os vinhos baratearam no mundo e melhoraram a qualidade também. Até mesmo o Brasil tem produzido muita coisa boa. Veja, por exemplo o nosso espumante.
    Gosto muito de vinho e acompanho o Blog do Vinho, conhece? Veja essa reportagem:
    http://veja.abril.com.br/comer-e-beber/colunista/vinho/117253_comentarios.shtml
    Feliz ano novo!! Beijus

    Comentário por Luma | janeiro 9, 2009 | Resposta

  2. Mendoza conseguiu um importante crescimento no que se refere ao turismo nos últimos anos. É um dos destinos mais procurados por europeus e americanos devido a do que é reconhecido mundialmente pela indústria vitivinícola. Mendoza não deixa de assombrar a maneira em que a mão do homen mudou o deserto do centro-oeste argentino, virando paisagem no paraíso que Mendoza é hoje, com amplas calçadas arboladas irrigadas pelas “acequias” (pequenos canais) que perfila a Mendoza como uma das cidades mais formosas da Argentina.Fonte: http://www.mendozaholidays.com

    Comentário por Marcela | junho 6, 2009 | Resposta

  3. Conhecida por ser uma região que abriga muita das melhores vinícolas da América do Sul, Mendoza, localizada próxima aos Andes, oferece ao visitante inúmeras atividades. Além de desfrutar um bom vinho acompanhado da excelente culinária local, rodeado por uma paisagem de tirar o fôlego, pode-se fazer diversas caminhdas, passeios históricos e culturais e principalmente visitar as vinícos mais marcantes da região.
    A National Geographic para viajantes acabou de publicar seu relatório anual dos melhores destinos turísticos e localizou a Mendoza, a formosa região do vinho, entre os lugares mais destacados para conhecer. Depois de localizar a 109 destinos dentro deste ranking, a região vitícola de Mendoza apareceu no 10º lugar!. O artigo louvava a beleza da cidade de Mendoza, bem como seus excelentes restaurantes e numerosas praças, e comentou que as vinícolas localizadas ao redor da cidade são de inigualável frescura e muito acolhedoras. Acesse: http://www.mendozaholidays.com

    Comentário por Rossana | dezembro 1, 2009 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: