Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Mataram Irmã Dorothy: entre o trágico e o nonsense

Em fevereiro de 2005,  o assassinato da missionária estadounidense Dorothy Stang, de 73 anos, provocou comoção dentro e fora do Brasil. Dorothy defendia um projeto de desenvolvimento sustentável no interior do Pará e liderava comunidades naquela região contra o avanço dos grandes latinfudários.

Ao mostrar os detalhes do caso, o documentário “Mataram Irmã Dorothy” (Daniel Junge, EUA, 2008) comprova, mais uma vez, como a Justiça brasileira pode ser inepta e condescendente com os crimes envolvendo disputa de terras.

O filme foi exibido este mês no Festival Internacional de Cinema de Brasília (X FIC Brasília), que terminou no domingo passado. Este ano, já conquistou o Prêmio do Público e Grande Prêmio do Júri do Festival South by Southwest 2008.

“Mataram Irmã Dorothy” apresenta as situações absurdas ocorridas antes e depois da morte da missionária. Com tantos descalabros e injustiças, temos a impressão de que estamos diante de uma narrativa nonsense. Preste atenção, por exemplo, nas cenas que mostram as manobras jurídicas dos advogados dos acusados e a forma como testemunhas foram obrigadas a ficar em silêncio.

Hoje, a situação da terra e do projeto que a missionária defendia ainda gera preocupação. É o que explicou a irmã Rebeca Spires, que continua lutando para manter a iniciativa no Pará. Ela participou de um debate após a exibição do documentário no último dia 8 no Cine Academia, em Brasília.

Neste vídeo, filmado pelo Outras Trilhas após a sessão, ela fala da luta da comunidade para manter o lote 55, alvo da disputa que provocou a morte da ativista Dorothy Stang.

Anúncios

novembro 17, 2008 - Posted by | Outros alvos | , , , , , , , , , , , ,

1 Comentário »

  1. Olá!!!

    Vi o trailer do documentário, ficou ótimo, como faço pra adquirir documentário.

    Obrigado!!!

    Comentário por Heverton Rodrigues | dezembro 3, 2008 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: