Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Sete graus de separação: Internet ajuda a ressuscitar teoria

Estudo valida teoria criada nos anos 60

Estudo valida teoria criada nos anos 60

Nos anos 60, o psicólogo norte-americano Stanley Milgram criou uma teoria segundo a qual duas pessoas estão conectadas por outras seis.

Ele chegou a essa conclusão após realizar uma série de experimentos conhecida como Small World. Ele pedia a uma pessoa que enviasse uma carta a outra, como um amigo ou parente, para que o envelope chegasse a um destinatário desconhecido para o primeiro remetente. Segundo Milgram, cada carta era repassada, em média, seis vezes.

A teoria ganhou popularidade e, em 1993, inspirou um filme de Fred Schepisi (que contou com a excelente atuação de Will Smith). Com o crescimento das redes de relacionamento (como Orkut), também tem sido explorada com freqüência por especialistas.

No entanto, em 2006, a teoria dos seis graus de separação sofreu um duro golpe. A psicóloga Judith Kleinfeld, da Alaska Fairbanks University, verificou a pesquisa original de Milgram e concluiu: 95% das cartas não haviam chegado ao seu destinatário final. Fim da história?

Não por muito tempo. Ao que tudo indica, a Internet está ajudando a ressuscitar a teoria de Milgram. Pesquisadores da Microsoft estudaram os endereços de pessoas que enviaram 30 bilhões de mensagens instantâneas usando o programa MSN Messenger durante um único mês em 2006, segundo a BBC. E concluíram: quaisquer duas pessoas estão conectadas não por seis, mas por sete pessoas.

O banco de dados usado incluiu toda a rede de mensagens instantâneas da Microsoft, que representa cerca de metade de todo o tráfego de mensagens instantâneas do mundo. Para o estudo, duas pessoas foram consideradas conhecidas se tinham enviado ao menos uma mensagem instantânea uma à outra.

É um resultado interessante, mas a construção de redes sociais ainda deve gerar muita polêmica. É apenas questão de tempo para a divulgação do próximo estudo sobre o tema.

Anúncios

agosto 4, 2008 - Posted by | Os Analógicos-Digitais | , , , , , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: