Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Música livre: Django Reinhardt e o “jazz cigano”

Imagine a combinação de jazz com música cigana. Agora, pense que essa música está sendo interpretada por um exímio guitarrista. Voilá! Você tem diante de si Django Reinhardt, criador de maravilhas sonoras capazes de envolver o mais torpe dos mortais.

Django Reinhardt foi o primeiro guitarrista europeu a exercer influência nos Estados Unidos, país precursor do jazz. Nem mesmo o acidente que provocou lesões sérias em sua mão esquerda, ocorrido quando ele tinha 18 anos, foi capaz de tirar de Django seu divino talento para a guitarra.

Filho de ciganos nômades, nasceu em um acampamento cigano na Bélgica em 1910. Até os dez anos viajava pela Bélgica, França, Itália e norte da África com a caravana. Seu pai era violinista e, ainda menino, Django já demonstrava grande habilidade para tocar instrumentos. A música cigana teria, mais tarde, influência decisiva no trabalho do músico, para a sorte de todos nós, fãs interplanetários do jazz.

Nos anos 30, junto com o francês Stephane Grappelli (violino), Django criou o estilo Manouche, conhecido também como “Gypsy Jazz”. E o que é Manouche? Um som contagiante, sensual, hipnótico ou, em poucas palavras, um deleite para qualquer alma a procura de boa música.

Se você não conhece Django Reinhardt, baixe, empreste ou roube um álbum, se for o caso. Coletânea de música livre que se preze precisa desesperadamente de Manouche e de seu criador.

No vídeo acima, ele e Grappelli em ação.

Anúncios

agosto 3, 2008 - Posted by | Café Outras Trilhas | , , , , , , , , , ,

1 Comentário »

  1. Lindo, fantástico!

    Comentário por Schneider | março 30, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: