Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Meu voto vai para Anna Patterson, do Cuil

Divulgação

Anna: ex-funcionária e atual concorrente do Google. Foto: Divulgação

Anna Patterson é programadora com uma bagagem acadêmica considerável: é doutora em Ciência da Computação pela Universidade de Illinois e foi pesquisadora na Universidade de Stanford. Em 2004, vendeu seu sistema de busca para o Google e acabou sendo contratada pela empresa.

Agora, Anna decidiu lançar um novo projeto solo, o buscador Cuil (pronuncia-se “cool”, gíria em inglês para “legal”), para competir com o ex-empregador e líder de mercado. A equipe do Cuil conta com Tom Costello, marido de Anna, e outros dois ex-engenheiros do Google, Russell Power e Louis Monier.

Com investimentos de US$ 33 milhões, o Cuil entrou em operação na última segunda-feira (28).

De acordo com Anna, o número de páginas indexadas pelo Cuil já é três vezes maior do que o conteúdo analisado pelo Google. Ela afirma que seu site pode superar o Google também em outras áreas, como a forma de exibir o conteúdo encontrado nas buscas. No lugar da famosa seqüência vertical de links do Google, a página de resultados do Cuil mostra alguns resumos dos sites encontrados pela busca.

Mas o buscador tem recebido várias críticas desde o seu lançamento em relação à lentidão nas respostas do servidor e à apresentação de resultados irrelevantes. Eu, particurlamente, não gostei da maneira como a informação é apresentada e nem mesmo dos resultados oferecidos pelo novo motor de busca.

Mas não posso negar minha satisfação em ver uma mulher comandando um projeto ambicioso como o Cuil. Basta dar uma olhada no perfil das empresas de tecnologia no LinkedIn para confirmar aquilo que todos nós já sabemos: o universo das TICs é dominado por homens. Entre as empresas que pesquisei, o Google tem a maior proporção de mulheres no quadro geral de funcionários (37%). Confira:

Google
Male 63%
Female 37%

Microsoft
Male 71%
Female 29%

Digg
Male 75%
Female 25%

Mozilla
Male 81%
Female 19%

Facebook
Male 70%
Female 30%

HP Software
Male 77%
Female 23%

Anúncios

agosto 1, 2008 - Posted by | Gênero e Tecnologia | , , , , , , , , ,

1 Comentário »

  1. […] News » News Meu voto vai para Anna Patterson, do Cuil2008-08-03 07:44:27Da o Google e foi pesquisadora na Universidade de busca para o Google e … com […]

    Pingback por Meu voto vai para Anna Patterson, do Cuil · | agosto 3, 2008 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: