Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Música livre: o ativismo irreverente da The Craft Economy

Exemplo de ativismo a favor da liberdade cultural e do conhecimento no Canadá. A banda The Craft Economy voltou a espalhar pelas ruas de Toronto pacotes plásticos com CDs. Mas, desta vez, além de músicas da banda, o CD inclui uma mensagem contra um projeto de lei sobre direitos autorais recentemente aprovado no Canadá, o C-61. O projeto de lei restringe a liberdade de reprodução de obras na linha copyleft.

Os músicos fixaram em árvores, postes e cabines telefônicas 150 pacotes com CDs contendo duas músicas (ambas com licenças Creative Commons) e uma mensagem crítica em relação à nova legislação. A banda já havia usado essa estratégia para divulgar seus shows.

No blog da banda, eles explicam:

“Nós acreditamos que devemos lutar contra a C-61 e que você deveria fazer o mesmo. Nós já dissemos isso antes, mas faça uma pesquisa sobre a lei. É uma droga […] A lei C-61 vai mudar a maneira que você escuta este CD, usando Creative Commons Attribution-Noncommercial 2.5 license. Essa licença dá liberdade para compartilhar nossa música com amigos e inimigos, remixá-la ou usá-la de formas criativas, oferecendo a você a possibilidade de dar créditos do trabalho para nós e não ganhar dinheiro com ele. É justo para vocês e para nós. É desta maneira que a arte deveria funcionar”.

Anúncios

julho 30, 2008 - Posted by | Café Outras Trilhas | , , , , , , , , , , ,

1 Comentário »

  1. Viva la música libre!!!

    Comentário por Eduardo | julho 31, 2008 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: