Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Quando o real é o virtual

Hoje recebi a notícia sobre a simulação da Lei Seca no Second Life. Um aplicativo desenvolvido pela fundação Mapfre, que entre outros negócios explora seguros para carros, criou um simulador no mundo 3D para comparar os efeitos de dirigir sóbrio ou sob efeito de álcool.

Segundo os desenvolvedores do sistema, a pista de testes no Second Life registra média diária de 6,2 mil visitantes e já recebeu meio milhão de avatares desde de sua estréia. Na pista, localizada na ilha Brasil Corporativo, os avatares podem dirigir carros ou bicicletas selecionando a opção sóbria ou sob efeito de álcool. Ao cometer infrações por estar bêbado, o avatar é informado das punições a que ele estaria sujeito fora do mundo virtual (na vida real, quem for flagrado dirigindo alcoolizado recebe multa e tem suspenso o direito de dirigir por 12 meses).

———————-/

A cinco dias e milhares de quilômetros da Cidade do México, o plano piloto parece um grande simulador de uma cidade. A vida aqui é ordenada por urbanistas e arquitetos. Os andarilhos existem, mas circulam em lugares isolados. Em Brasília, não podemos voar como no Second Life, mas vivemos em mundo racional e organizado pelo homem, cada vez mais distante da realidade de outras urbes.

Muitos dos moradores de meu simulador ganham seus “Lidens” como funcionários públicos e, ao contrário de outros mortais, planejam suas vidas com a perspectiva do eterno.

Nesses dias de Brasília, tenho caminhado pelas vias arborizadas e tranqüilas ao longo da L1 Norte. Aqui não há esquinas e a repetição das linhas arquitetônicas dos edifícios residenciais dão a impressão de que andamos sempre no mesmo lugar (ou será um bug na Matrix?).

Para viver aqui, tenho que reconstruir minha visão do que é uma cidade. Brasília, my Second Life.

Anúncios

julho 17, 2008 - Posted by | Brasilidades, Os Analógicos-Digitais | , , , , , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: