Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Google quer incentivar mulheres a atuarem na área de tecnologia

O Google Brasil está organizando um concurso para incentivar estudantes do sexo feminino a atuarem em áreas técnicas como engenharia e ciências da computação. As 10 vencedoras receberão laptops e serão convidadas a visitar o escritório de engenharia do Google em Belo Horizonte, segundo informou o site BR-Linux.

Segundo o site oficial do concurso Brazil Women in Technology, as vencedoras participarão de workshops, palestras e atividades sociais no escritório da empresa em BH. O concurso brasileiro, que tem apoio da Sociedade Brasileira da Computação, é inspirado no prêmio Anita Borg, que premia mulheres envolvidas com tecnologia em outras partes do mundo.

“No Google buscamos talentos e notamos que há um baixo índice de mulheres na área de tecnologia. [Nesse mercado] há falta de incentivo para que mulheres que iniciam faculdade ou cursos técnicos concluam seus estudos. É um espaço em que ainda existe uma grande predominância masculina”, afirmou Patricia Prieto, gerente de captação de talentos do Google Brasil.

É bom lembrar que a iniciativa não é tão eficaz no combate à desigualdade de gênero como outras medidas (oferta de bolsas de estudos, por exemplo). Mas a proposta é interessante não apenas porque oferece um estímulo para as estudantes na forma de prêmios e palestras. O mais importante é que o concurso estimule o debate e demonstre o comprometimento real de empresas líderes como o Google no tema. Se isso acontecer, será um bom caminho percorrido em direção ao equilíbrio de forças no universo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

As inscrições devem ser feitas entre 21 de julho e 8 de setembro. Os requisitos para participar do concurso são os seguintes:

– A estudante interessada deve estar inscrita em um curso de graduação ou em um programa de pós-graduação em uma universidade brasileira em 2009;
– Os cursos e programas devem estar ligados às áreas de Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou áreas técnicas relacionados,
– A candidata deve apresentar uma boa performance acadêmica.

Boa sorte!

PS.: Minha incursão pelo Google a procura de imagens de mulheres usando computador mostrou que as imagens que povoam a Net refletem não apenas da desigualdade de gênero, mas as desigualdades sociais no mundo da tecnologia.

Entre fotos de mulheres nuas ou de consumidoras desmioladas, tive que escolher a imagem acima: uma mulher jovem, branca, com cara de moça de classe média, em uma atitude descomprometida com a máquina (o importante é fazer pose ou usar o computador? Onde está o teclado?).

No final, o mundo das TICs reflete e reforça os desequilíbrios e as distorções sofridas pelas mulheres em outras áreas da esfera social.

Anúncios

julho 17, 2008 - Posted by | Gênero e Tecnologia | , , , , , , , , , , , , , ,

1 Comentário »

  1. Hoje no Blog Fala Tec:
    A importância do Sindicato aos profissionais de TIC.

    Comentário por Taciana | agosto 28, 2008 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: