Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

O Google está nos transformando em idiotas?

Nicholas Carr é um desses provocadores da era Petabyte. Em 2003, ele já causava barulho com o artigo “TI Importa?”, publicado na Harvard Business Review.

Logo depois, transformou o artigo no livro “TI Importa? A Corrosão da Vantagem Competitiva”, onde afirma que as tecnologias da informação não oferecem mais vantagens competitivas porque todas as empresas têm adotado as mesmas ferramentas. Para ele, TIs são meras commodities.

Recentemente, voltou a cutucar os defensores das maravilhas digitais com o livro “A Grande Virada: Reconectando o Mundo, de Edison ao Google.”

Ontem, um twitteiro bacana compartilhou um link para o artigo de Carr com o seguinte título: “O Google está nos transformando em idiotas?”. O texto traz parte das reflexões de “A Grande Virada.” Se você arrisca ler em inglês, recomendo a leitura para o fim de semana.

Carr, colaborador de revistas de negócios e ex-editor executivo da Harvard Business Review, tem bons argumentos e joga um bocado de lenha na fogueira no debate sobre os benefícios das novas tecnologias. Ele afirma que a Internet está “reprogramando” nossos cérebros e que esse processo não é, necessariamente, algo que deva ser celebrado.

O autor afirma que a Net não é um canal passivo, um veículo neutro, porque tem o potencial de mudar nossa maneira de “ler” o mundo. Estaria, portanto, matando nossa capacidade de contemplação e de concentração. “Antes eu era um mergulhador no oceano de palavras. Agora, eu passo rapidamente pela superfície da água como um cara num Jet Ski.”

Em um trecho do artigo, ele diz: “No mundo Google, onde ingressamos quando estamos online, há pouco espaço para a contemplação difusa. Ambigüidade não é uma janela para idéias, mas um bug que deve ser corrigido. O cérebro humano é apenas um computador desatualizado, que precisa de um processador mais rápido e um hard drive mais potente.”

Huh!

Quer mais provocação? Entre na página de Nicholas Carr and have fun.

PS.: Há um trecho interessante no artigo sobre como a era Petabyte está obrigando a mídia tradicional a reinventar a si mesma. “Old media have little choice but to play by the new-media rules”. Acho que, pelo menos em relação a esse argumento, ele não vai enfrentar muita resistência.

Anúncios

julho 4, 2008 - Posted by | Os Analógicos-Digitais | , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: