Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Shiny Happy People

“A felicidade é a coisa mais rara que conheço nas pessoas inteligentes”, costumava dizer Ernest Hemingway, um inconformado incorrigível.

Não gosto de insatisfação gratuita, da autocomiseração e, muito menos, da estratégia do terror, tão em moda em Washington. E, deixemos bem claro: considero o bom humor extremamente necessário.

Mas desconfio da cultura dos rostos felizes, da felicidade a qualquer preço e em qualquer situação. Simplesmente porque ela impede as pessoas de encontrar caminhos e soluções criativas para os problemas. E quem quer tristeza? Em casos extremos, como suportá-la? Uma rodada de rostos felizes, então.

Essa foi a impressão que tive ao ler o resultado da pesquisa feita pelo Institute for Social Research, da Universidade de Michingan. Segundo a pesquisa, as pessoas no mundo estão cada vez mais felizes.

A conclusão foi baseada em entrevistas realizadas em vários países entre 1981 e 2007. Segundo o ISR, o índice médio de felicidade subiu na maioria dos países que participaram do trabalho nesse período.

O índice de felicidade subiu em 40 dos 52 países que fizeram parte do levantamento. Caiu apenas em 12 deles como Áustria, Bélgica, Reino Unido e Alemanha.

No ano passado, a pesquisa foi feita em 97 países, que representam 90% da população mundial. A Dinamarca liderou o ranking dos mais felizes do mundo. O Brasil aparece entre os países menos felizes das Américas, atrás dos Estados Unidos (16o) e, quem diria, da Colômbia, o terceiro país mais feliz do mundo. Mas fica na frente da França (37o) e do Japão (43o).

Nos últimos 26 anos, o World Values Surveys perguntou para mais 350 mil pessoas o quanto elas eram felizes, adotando duas singelas perguntas: “levando tudo em consideração, você diria que você é muito feliz, mais ou menos feliz ou não é feliz”. A outra pergunta: “levando tudo em consideração, quão satisfeito você está com sua vida em geral ultimamente.”

Deixo suas respostas com Shiny Happy People, by REM e Kate Pierson.

E uma rodada de Mezcal para todo mundo…

Anúncios

julho 2, 2008 - Posted by | Brasilidades | , , , , , , , ,

2 Comentários »

  1. E essa régua de medir felicidade, quem é que compra?

    Comentário por Amanda | julho 2, 2008 | Responder

  2. Que blogaço!
    Cada vez mais aumentam os blogs contra os macarthistas reacionários!

    Abraços!

    Comentário por Carlinhos Medeiros | julho 2, 2008 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: