Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Brasil: 40 milhões de internautas. E a “e-exclusion”?

A equação é simples. Coloque na rua boas políticas públicas de acesso aos computadores e à Internet. Agora, some tudo isso ao desenvolvimento da infra-estrutura de telecomunicações e a queda dos preços dos novos equipamentos. Combine os ingredientes anteriores às mudanças sociais e culturais da Sociedade de Rede. E o resultado são 40 milhões de brasileiros com acesso à rede mundial de computadores em casa, no trabalho, na escola, em cybercafés e nas bibliotecas. A marca foi divulgada hoje (27) aí no Brasil pelo Ibope/NetRatings e refere-se ao primeiro trimestre deste ano.

De acordo com nota publicada pela Folha Online, nos primeiros três meses de 2008, 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à Internet, o maior nível atingido no Brasil desde setembro de 2000, quando a empresa começou a fazer a medição no Brasil.

Pela nova pesquisa, podemos dizer que 22,5% dos brasileiros são internautas, muitos dos quais podem acessar a Internet em centros públicos. É, sem dúvida, um dado positivo. Na hora de celebração, é sempre importante lembrar que parte desse resultado é reflexo das políticas acertadas implantadas pelo governo federal e por algumas administrações públicas locais. O mercado sozinho não dá conta do recado e até os sábios de Washington sabem disso.

Também é importante não esquecer que ainda há muito trabalho pela frente. Em março do ano passado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE mostrou que 79% dos brasileiros nunca haviam navegado na rede. Essa é a cara mais assustadora da brecha digital, o abismo entre navegadores e náufragos na Era do Petabyte.

A exclusão digital ou “e-exclusion” está longe de ser um problema brasileiro. É, sim, um tema tão global quanto a própria Internet.

Anúncios

junho 27, 2008 - Posted by | Os Analógicos-Digitais, Outra economia | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: