Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Santa Petabyte das Causas Difusas: Save us All!

Era uma vez o mundo descomplicado dos megabytes. Na era do Petabyte (quantidade monstruosa de dados processados pelo Google a cada 72 minutos), nossa capacidade de entender quantidades massivas de dados está tornando obsoletos os métodos científicos conhecidos. Essa mudança é tema da capa da última edição da Wired. Parte do material pode ser acessado for free  na Internet.

Não é segredo para ninguém meu hábito incontrolável de freqüentar as páginas impressas e virtuais da revista. Mas, desta vez, recomendo fortemente a leitura da matéria de capa.

“A era Petabyte é diferente porque mais é diferente. Kilobytes eram armazenados em floppy disks. Megabytes armazenados em hard disks. Terabytes em disk arrays. Petabytes são armazenados em uma nuvem. A medida em que nos movemos ao longo dessa progressão, saimos da analogia do folder; da analogia do arquivo de escritório para a da biblioteca e… — bem, quando se trata de petabytes, fugimos de todas essas analogias organizacionais”.

Decidido. Ao lado de minha Santa Gitana del Mezcal Reposado, decidi colocar um santinho (ver reprodução abaixo) da minha Santa Petabyte das Causas Difusas. Tenho certeza que ela é capaz de iluminar minha humana ignorância com sua infinita de generosidade de dados. Meus petabytes de curiosidade agradecem a santa benção.

Imagem de Santa Petabyte das Causas Difusas, materializada nesta imagem pelas milhões de páginas de Wikipedia. Por Fernanda B. Viégas, Martin Wattenberg, and Kate Hollenbach

Anúncios

junho 24, 2008 - Posted by | Café Outras Trilhas, Os Analógicos-Digitais, Outras mídias | , , , , , ,

1 Comentário »

  1. Amém!

    Comentário por Cesar Cardoso | junho 24, 2008 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: