Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Expulsos e Invisíveis

Pelo segundo ano consecutivo, sobe o número de pessoas deslocadas ou refugiadas no mundo. O número de refugiados subiu de 9,9 milhões para 11,4 milhões, enquanto o de deslocados saiu dos 24,4 milhões para 26 milhões.

Os dados são do relatório “Tendências Globais 2007” divulgados hoje (17) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A Colômbia apresenta o maior número de deslocados internos de todo o mundo. Segundo dados da Corte Constitucional, são cerca de 3 milhões de pessoas. Elas são vítimas do conflito armado interno que há mais de quarenta anos afeta o país e atinge, principalmente, as comunidades indígenas e os camponeses, informou a Adital.

As pessoas obrigadas a se deslocar externamente, as refugiadas, são, na Colômbia, mais de 550 mil. É o terceiro país com maior número de refugiados, atrás do Afeganistão, com três milhões, e do Iraque, com dois milhões.

Os números, como sempre, são incapazes de expressar o impacto econômico, social e emocional desse fenômeno em toda essa gente. São pessoas que, do dia para noite, são obrigadas a deixar para trás seus mortos, suas casas, seu passado. Diante de si, apenas o desejo de prosseguir e a certeza de um futuro incerto.

O documentário “Invisibles” traz as vozes dessa gente. O trabalho, produzido por Javier Bardem, trata das histórias de guerra e de epidemias dirigidas por Wim Wenders, Isabel Coixet, Fernando León de Aranoa, Mariano Barroso y Javier Corcuera.

Lançado em 2007, contou com apoio da organização Médico Sem Fronteiras.

Com este post, um trecho do capítulo sobre Colômbia, por Javier Corcuera.

Anúncios

junho 17, 2008 - Posted by | Outros alvos, Outros relatos | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: