Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Microsoft e Google: a história se repete. Agora, no espaço

A Microsoft anunciou que lançará nas próximas semanas o Worldwide Telescope, um telescópio virtual capaz de mostrar mais de 1,2 milhões de galáxias. É um serviço semelhante ao Google Sky, no ar desde agosto passado. Os dois sistemas são alimentados por dados de telescópios e satélites como Hubble e Spitzer Infrared.

Mas as semelhanças terminam aí. Da criação ao tipo de distribuição, os dois sistemas possuem diferenças que refletem claramente a postura das duas empresas em relação ao conhecimento.

Como o Gmail, o Sky foi criado por funcionários durante o tempo livre que o Google oferece a eles para o desenvolvimento das próprias idéias. Agora, elas são compartilhadas, sem custos adicionais, pelos interessados em astronomia em todo o mundo. Pelo menos até esse momento, essa é a proposta.

O Worldwide Telescope é resultado de um investimento da Microsoft e será usufruído pelos usuários do Windows. A empresa está de olho em novos nichos de mercado e já planeja criar uma versão para profissionais.

“Se há uma coisa que é universal é o céu e o espaço”, disse Lior Ron, gestor do produto do Google Sky, ao Washigton Post.

Décadas atrás, o conhecimento na área de software também era livre e universal. Até o surgimento da lógica de mercado imposta pela Microsoft.

Anúncios

abril 21, 2008 - Posted by | Os Analógicos-Digitais | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: