Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

No México, líder de movimento social é libertado: significados e expectativas

Aqui no México, dezenas de pessoas estão presas por participar de manifestações políticas. Organizações de direitos humanos como a Anistia Internacional têm acompanhado os casos dos “presos políticos” ou de consciência sem obter respostas satisfatórias por parte das autoridades mexicanas.

Em Oaxaca, onde ocorreu um dos mais violentos e significativos conflitos, não foi diferente. Em 2006, a cidade foi palco de uma onda de protestos organizada pela APPO, agrupamento de organizações do movimento social formada para depor governador do Estado Ulises Ruíz. Durante mais de seis meses de tensão, cerca de 20 pessoas morreram e outras centenas foram feridas e detidas.

Por isso, a libertação de Flavio Sosa, um dos principais líderes da APPO, é relevante. Ele havia sido acusado de formação de quadrilha, danos a propriedades e incêndio a diversos edifícios. Depois de ficar preso durante mais de um ano, foi libertado por falta de provas.

Sua liberação acontece em um momento em que os ânimos estão mais controlados na cidade. O que não significa que os problemas políticos e sociais tenham sido solucionados. A principal demanda do movimento social era retirar o governador Ulises Ruiz do poder. Hoje, ele continua comandando o Estado mesmo depois de todas as críticas recebidas por ter organizado a violenta repressão contra manifestantes. Além disso, as diversas demandas sociais também não ecoaram no gabinete estatal.

Lembrando também que foi nesse mesmo Estado que, há pouco mais de uma semana, foram assassinadas duas comunicadoras populares da comunidade indígena Trique. Elas trabalhavam numa rádio comunitária conhecida por fazer denúncias.

A liberação de Sosa tem um significado simbólico importante. Somente por isso, já valeria ser motivo de celebração não apenas pelos opositores políticos de Ruiz, mas também por todos aqueles contrários às violação de direitos humanos.

Anúncios

abril 20, 2008 - Posted by | México, Outros alvos | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: