Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Mais uma da cobertura “cosmética” sobre Cuba

Ao concluir a leitura da nota “EUA consideram que as reformas em Cuba são ‘cosméticas'” no site do jornal Estado de São Paulo, logo me veio a seguinte pergunta:

Alguém pode me dizer por que tem veículo que se dá ao trabalho de divulgar, desta forma, a opinião óbvia do governo dos EUA sobre as reformas em Cuba?

Não há dúvidas que as opiniões da Casa Branca são relevantes e devem ser incluídas quando o governo dos EUA decide falar ao microfone. Mas colocar essa opinião no título de uma matéria, sem análise, sem um contextozinho, parece demonstrar ingenuidade ou muita preguiça jornalística.

Então, é mais ou menos assim que funciona: enquanto a abertura de Cuba não for total, irrestrita e alinhada ao modelo de economia de mercado, os EUA vão classificar qualquer medida tomada por Raúl Castro de “cosmética.” Pronto: enquanto isso não acontece, os jornalistas podem economizar seu tempo e os leitores, sua valiosa atenção e paciência com esse tipo de informação.

Garanto: não faltam fontes preparadas para oferecer análise e informação qualificada sobre Cuba. Com posições contra ou a favor do regime de Fidel. O que sobra é falta de vontade de reformular a cobertura do assunto.

Anúncios

abril 18, 2008 - Posted by | Em Cuba, Outras mídias

2 Comentários »

  1. Falta vergonha na cara mesmo.
    :/

    Comentário por Amanda | abril 18, 2008 | Resposta

  2. Ou, como diria a Ruth de Aquino, deve ser coisa de estagiário… Ups, estarei eu sendo ‘capcioso e injusto’ e participando de uma ‘caça às bruxas’?
    =)

    Comentário por Adriano Sommer | abril 18, 2008 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: