Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Apenas para Analógicos-Digitais: uma introdução

Não posso nem quero negar meu lado analógico. Aprendi a achar o “lead” em máquinas de escrever (sou da turma de 1994 da Cásper Líbero) e, apesar usar e estudar as TICs, confesso que boa parte de minha experiência como comunicadora foi basicamente analógica.

Comecei a entender melhor uma parte desse novo mundo por meio da sociologia. No mestrado, decidi compreender o impacto das chamadas TICs na vida de mulheres comunicadoras. O caso estudado foi o das Cyberelas, que participavam de um projeto realizado pela ONG Cemina. Ao entrar em contato com as histórias das entrevistadas e com o tema de gênero e tecnologias, percebi minhas próprias potencialidades e limitações.

Desde então, tenho tentado dedicar cada vez mais tempo à trilha das TICs. Muitas vezes, perco a pista. Logo depois, encontrar outras. Invariavelmente, tenho contado com a formação e informação de gente como Emerson Luis (Erso), Andrea VG (VideoIdeia), Cezinha, Ricardo Fangudes e tantos outros. Alguns deles tem blogs bacanésimos. Passe depois pela seção Outras Lentes.

Para quem está na onda das novas tecnologias, o caminho pode parecer muito simples, até natural. Para os que acompanham essas experiências e mudanças a distância, entender o que está acontecendo nessa área pode ser bem mais complicado.

Decidi criar esta seção em homenagem às pessoas desse segundo grupo, os analógicos-digitais. Como eu, eles usam e abusam diariamente das novas tecnologias, sem entender exatamente o que está por trás dessas novas trilhas digitais.

Empresto uma definição da eletrônica para descrever o objetivo desta empreitada. A idéia é gerar cada vez mais criatividade digital por meio de nossa grandeza analógica (ver definição de Conversor analógico-digital na casa da Tia Wiki)

Aviso que, pelas razões acima mencionadas, pretendo contar com as colaborações de gente que entende do negócio. É o caso da nossa primeira colaboradora, Andrea VG, que enviou uma dica bááásica sobre feeds…Interessados, dirijam-se ao próximo post. E que a Internet lhes abençoe!

Anúncios

abril 11, 2008 - Posted by | Os Analógicos-Digitais | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: