Outras Trilhas

Qual é a sua bússola?

Em Oaxaca, México: a morte de duas comunicadoras

O movimento de rádios comunitárias é forte e importante aqui no México, país que ainda enfrenta severas restrições à liberdade de expressão. Nesta última segunda-feira (7), esse movimento sofreu outro duro golpe: duas comunicadoras populares de Oaxaca foram assassinadas a tiros.

Teresa Bautista (24) e Felicitas Martínez (20) estavam voltando de carro para casa quando foram mortas pelos disparos. Ambas eram locutoras da emissora A Voz que Rompe o Silêncio, criada em janeiro deste ano pela comunidade indígena Trique, de Putla de Guerrero (Estado de Oaxaca). Ainda não há pistas dos assassinos.

De acordo com nota da Adital, rádios de Oaxaca sofrem ameaças há anos. Em 2006, a Rádio Nnandia, emissora de Mazatlán Villa de Flores, operada pelas comunidades indígenas, foi desalojada de suas instalações. Outro caso é o dos integrantes da Rádio Calenda, de San Antonino de Castillo Velasco, que sofreram duras agressões.

Em Oaxaca, existem atualmente vários focos de tensão social. Desde 2006, ocorreram vários confrontos entre organizações locais e o governador do Estado Ulisses Ruiz. Até hoje, os conflitos entre policiais e manifestantes geraram mortes, detenções e denúncias de casos de tortura. Leia mais sobre esses confrontos no site da Anistia Internacional.

Anúncios

abril 10, 2008 - Posted by | Outros alvos | , ,

2 Comentários »

  1. Tinha que se minha amiga rsrsrs, esta iniciativa de criar um blog é sensacional, esta ótima Estela.
    Parabéns .

    te mando besitos

    Comentário por Katia Regina | abril 12, 2008 | Resposta

  2. […] também que foi nesse mesmo Estado que, há pouco mais de uma semana, foram assassinadas duas comunicadoras populares da comunidade indígena Trique. Elas trabalhavam numa rádio comunitária conhecida por fazer […]

    Pingback por No México, líder de movimento social é libertado: significados e expectativas « Outras Trilhas | abril 20, 2008 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: